- Biogeoquímica

- Biologia do Solo

- Eletrificação Rural

- Fertilidade do Solo

- Física do Solo

- Fotointerpretação

- Mineralogia do Solo-

-
Hidráulica p/  Irrigação

- LAMOSA

- TPA

DEPARTAMENTO DE SOLOS E ENGENHARIA AGRÍCOLA

Página inicial

  Publicações

Serviços

Formulários Documentos Editais Fale Conosco Tel./e-mail
  Apresentação


 

  


  

 

 

 

 

  Administração
  Professores
  Servidores
  Ensino
  Pesquisa
  Extensão
  Laboratórios
  Disciplinas
  Publicações
  Serviços
  Formulários
  Documentos
  Editais
  Tel./e-mail

  Links

           

            Os laboratórios do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola (DSEA) receberam montante considerável de recursos por meio de aprovação de projetos em órgãos oficiais de fomento à pesquisa e pela concretização de parcerias com diferentes ramos da iniciativa privada e empresas públicas. Destacam-se os seguintes serviços e itens que compõem os laboratórios:


            Conta com diversos equipamentos, reagentes e vidrarias, como por exemplo, os aparelhos de espectrofotometria de absorção atômica e de emissão de chama, centrífuga, estufas, capela especial para digestão fluorídrica e material de informática, destacando-se computador Pentium e impressora jato de tinta, para registro das amostras.

       

   

 


            Conta com diversos reagentes e vidrarias, autoclave , centrífugas, balanças analítica, pH-metro, estufas, capela de fluxo laminar, microondas, 15 microscópios bioculares e 15 lupas. Esse laboratório recebeu, recentemente, uma reforma física completa para melhor otimizar sua capacidade e funcionalidade.

       


Coordenador: Prof. Jorge Luiz Moretti de Souza

            O Laboratório é utilizado para finalidades didáticas da disciplina Eletrificação Rural (AL 024), do curso de Agronomia, e auxilia o desenvolvimento de atividades de extensão (Projeto Tecnologia Social) e pesquisa (uso sustentável da água e energia). A estrutura e equipamentos existentes dentro do laboratório são: (a) Quatro bancadas para realização de práticas e testes envolvendo o uso de energia elétrica em baixa tensão; (b) Conjunto didático de motores monofásicos e trifásicos para realização de práticas de ligação de motores; (c) Conjunto didático para realização de práticas de ligação de lâmpadas e tomadas (interruptores simples e paralelo); (d) Conjunto de chaves manuais e semi-automáticas (partida direta, estrela-triângulo e série-paralelo) para dar partidas em motores; (e) Computadores destinados à demonstração de modelos e programas desenvolvidos visando o planejamento e utilização racional da água e energia no meio rural e urbano; (f) Material didático destinado à demonstração e realização de práticas envolvendo áreas da eletrotécnica e eletrologia, cerca elétrica, correções de baixo fator de potência, desenvolvimento de projetos elétricas em baixa tensão, tarifação horo-sazonal, geração e distribuição da energia elétrica, entre outros.


Coordenador: Prof. Antonio Carlos Vargas Motta

            Foram adquiridos vidrarias e reagentes diversos. Também está equipado com microcomputador e impressora jato de tinta, para registro dos laudos de amostras de solos. Os principais equipamentos do laboratório são: pH-metro, espectrofotômetro de emissão de chama, agitadores, estufas e balança de precisão.

              

 


Coordenara: Dra. Karina Maria Vieira Cavalieri

            Possui estrutura e equipamentos para determinação das principais análises de rotina na área de Física do Solo, tais como: granulometria, macro e micro porosidade, curva de retenção de água no solo, compactação, estabilidade de agregados do solo, entre outras.

       


Coordenador: Prof. Luiz Claudio de Paula Souza

            Conta com diversos Softwares, além de diversos materiais para realização de aulas e pesquisas. Esse laboratório encontra-se provido dos mais modernos equipamentos de geoprocessamento de imagens, destacando-se uma mesa digitalizadora.

       

   

 


Coordenador: Prof. Robson André Armindo

            Consiste na realização de práticas de hidrometria e irrigação pressurizada para medição de grandezas indispensáveis na irrigação como: pressão, vazão, velocidade de escoamento, testes de uniformidade, perfil radial de aplicação, entre outras. Atualmente o Laboratório encontra-se em fase de estruturação e implantação de equipamentos,  aprovados com recursos da Universidade Federal do Paraná (UFPR).


Coordenador: Prof. Vander de Freitas Melo

            Conta com aparelho de difração de raios-X, marca PHILIPS, instrumentos e equipamentos para confecção de lâminas de seção delgada de amostras de solo, agitador, balanças de precisão, aparelho para análise térmica-diferencial, estufas, ultracentrífuca (até 26.000 rpm), pH-metro, banho-maria, chapa aquecedora, além de diversos reagentes e vidrarias.

           

       


Coordenador: Prof. Jorge Luiz Moretti de Souza

            Possui computadores, impressoras, scanner, softwares, quadro de vidro  além de diversos materiais para realização de aulas e atividades de pesquisa voltadas ao desenvolvimento de programas computacionais e tecnologias para sustentabilidade agrícola e urbana. Esse laboratório também fica disponível aos alunos de graduação e pós-graduação, que atuam na área, para pesquisas na internet e redação de textos (artigos científicos e material didático) referentes às pesquisas que estão sendo desenvolvidas.


Coordenador: Prof. Agenor Maccari Júnior

 



Universidade Federal do Paraná /  Setor de Ciências Agrárias / Departamento de Solos e Engenharia Agrícola
Rua dos funcionários, 1540 - Bairro Juvevê CEP. 80.035-050, Curitiba - Paraná - Brasil
Telefone/Fax: (041) 3350 5658 - e-mail:
depsolos@ufpr.br